segunda-feira, maio 14, 2007

Fantasmas

1963, Colégio Lisbonense no Funchal, Sala da 1ª Classe, meados de Outubro.As aulas tinham começado há poucos dias... A professora, chega ao pé de um aluno e manda-o ler um pouco do livro de leitura... era para avaliar os conhecimentos que cada um já tinha...
O aluno timidamente lê algumas linhas do texto, de forma clara, mas com voz trémula de uma criança de seis anos...
Ao fim de poucas linhas, a professora pergunta:
"Estás mesmo a ler ou decoraste isso?"
"Estou a ler Srª Professora"
A professora vai buscar um outro livro, abre-o e diz:
"Lê este texto"
O aluno olha para o texto, e começa a ler com voz ainda mais trémula que da primeira vez:
"Ò mar salgado Quanto do teu sal
são lágrimas de Portugal!"
A professora diz:
"Basta, parabéns, sabes ler bem, quem te ensinou?"
O aluno desata então num choro...a professora carinhosamente aproxima-se e diz:
"Porque choras? leste bem, parabéns".
"Choro, porque a Srª professora não acreditou em mim!..."

O aluno era eu... A professora a D.Aldora...Não me lembro do primeiro texto, mas lembro-me perfeitamente do de Fernando Pessoa... Só anos mais tarde li o poema completo...
Ah! Não me lembro de ter respondido à pergunta, mas quem me ensinou a ler foi meu avô com a ajuda de meus pais...
Quando fui para a primária, lia correntemente, já tinha começado a devorar os livros dos Cinco...
E lembrei-me disto porque começou neste fim de semana a "Feira do Livro" aqui na Madeira...

"Quem me leva os meus fantasmas? Quem me diz onde é a estrada?"

Tiber

4 comentários:

Ana Loura disse...

Antigamente havia avós, eles viviam com os netos e, como tinham tempo, ensinavam os netos. As casa eram cheias de pessoas , cheiros e palavras: o Natal cheirava a Natal, ao pinheiro, à rabanadas, às filhós de abóboras aos sonhos, as palavras sabiam a carinho, a estórias de meninos que não tinham Natal e ajudavam a valorizar o pouquinho que o Menino nos punha no sapato (um punhadinho de bombons recheados embrulhados em prata colorida, figos passados, avelãs e nozes) antigamente agora há os fantasmas que nos são trazidos por um estalar de dedos dados por uma feira qualquer.

Beijo

Ana Loura disse...

Pois é, meu querido amigo, para os americanos qualquer tema serve, principalmente os que poderão mostrar a grandeza dos outros, para fazer uma "caboiada" ou uma "opera de sabão". De facto, parece que mesmo a lenda de Zorro é baseada na vida de Murieta e esse que viste nesse filme deve, também, ser o mesmo. Andei a investigar na net e há teorias contraditórias e uma delas é de que ele seria apenas um bandido sanguinário.



Beijinho

Margarida disse...

Gostei muito da sua história de infância na escola, eu também tenho muitas memórias desse tempo.
Parabéns pelo teu blogue que nos ajuda a pensar.
guida

Paulo Farinha disse...

Frequentei a 1ª classe com a D. Aldora em 1963.
Quem é o Tiber?
paulomelich@gmail.com