quinta-feira, dezembro 22, 2005

"Um dia, a maioria de nós irá separar-se..."

Um dia a maioria de nós irá separar-se..

Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí, os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro.
Vamo-nos perder no tempo....
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:
«Quem são aquelas pessoas?»
Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!
«Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!»
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente......
Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrima
abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.
E perder-nos-emos no tempo......
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades....
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Fernando Pessoa
Mandaram-me este texto junto com uma mensagem de Boas Festas.
Revejo-me e sinto cada uma destas linhas... Só um génio como Fernando Pessoa para retratar sentimentos de forma tão simples e sentida... Afinal, escrever até parece fácil!
Lembrei-me de muitos dos meus amigos, alguns que provavelmente nunca mais vou voltar a ver, porque as nossas vidas tomaram de repente rumos completamente distintos...
Confesso que me emocionei ao lê-lo...
Quem disse que os homens não choram?

segunda-feira, dezembro 19, 2005

As missas do Parto

Virgem do Parto, Oh! Maria
Senhora da Conceição
Dai-nos as Festas Felizes
Na Paz e na Salvação


Esta quadra, é uma das que é cantada na abertura e no encerramento das Missas do parto, uma das mais curiosas tradições do Natal da Madeira.
Independentemente do significado religioso que qualquer missa tem, as Missas do Parto têm um outro significado, de carácter mais pagão e até de certa forma lúdico, pelo que encerram de convivio e de alegria.
As chamadas Missas do Parto, destinam-se a comemorar os nove meses de gravidez da Virgem Maria, começam por isso mesmo nove dias antes do natal e culminam com a Missa do Galo, destinada a celebrar o Nascimento de Jesus, na Noite de Natal.
São celebradas cedo pela manhã, cerca das seis horas, para não perturbarem a labuta diária do povo trabalhador, em especial nas zonas rurais, onde o dia de trabalho começa bem cedo...
Mas as minhas recordações vão bem para além da celebração liturgica... lembro-me em especial, do cacau quente bebido logo após a missa, dos cortejos de amigos que à saida da igreja se divertiam a bater em todas as portas, acordando todos os que a essa hora ainda dormiam...
E essa barulheira das campainhas das portas e dos cães a ladrar era por todos bem aceite, com um sorriso, parece que até estavam à espera desse acordar para dar inicio às festas, e muitas vezes diziam com ar meio a brincar: "Ah, agora já lembra o Natal!".

São as missas do Parto em conjunto com a "morte do porco", a cozedura das broas, dos bolos de mel, as "luzinhas" das ruas, o cheiro e o sabor adocicado dos licores, o construir da "lapinha" e do "pinheiro", o "deitar da carne de vinho e alhos" que na realidade lembram o Natal neste Portugal plantado no Atlântico.

A todos os que por aqui passarem, um Santo Natal, ou, como aqui se diz, que tenham umas Boas Festas na Paz do Senhor!