domingo, janeiro 22, 2006

Património Vandalizado

A conservação do nosso património arquitectónico e artístico, devia ser um dever de todos nós.
Vem esta afirmação a propósito de um artigo saido hoje no Diário de Noticias da Madeira, sobre a vandalização da estátua do "Semeador", que é apenas um dos maiores e melhores trabalhos desse grande escultor que foi Francisco Franco, feita em Paris, em bronze e que foi durante muitos anos " a imagem de entrada" do edificio do Governo Regional na Avenida Zarco; há alguns anos, foi transferida para o topo do Parque de Santa Catarina, no centro da cidade, a dois passos da Residência oficial do Presidente do Governo, está “literalmente” coberta com inscrições, assinaturas, corações e outras figuras, efectuadas por quem nunca recebeu a instrução e a educação necessária para saber apreciar aquilo que de bom temos e que constitui a nossa verdadeira herança como povo!

Este é apenas um caso... Dos muitos que devem existir por esse pais fora, e não se deite a culpa para cima dos jovens, porque em muitos casos, os verdadeiros atentados que por aí se fazem ao nosso património muitas vezes têm, se não o apoio, pelo menos um silêncio concordante das entidades governamentais.

Veja-se, por exemplo, a “tradicional” e medieval aldeia de Óbidos, ainda hoje me espanta a grande evolução do povo Português, que já na idade média tinha conhecimentos para fazer vidros fumados, janelas com perfis de alumínio,etc.

Será que a ninguém deu parecer a esta “aberração” que surgiu num dos castelos mais visitados pelos turistas em Portugal?
Neste caso, a vandalização foi feita "de dentro" com a concordância de todos... Excepto o pobre do Castelo que não foi tido nem achado nesta triste história.
Mas afinal, não aprendemos nunca???