sexta-feira, agosto 10, 2007

Jornalistas e Jornalismos...

Ás vezes, quase me sinto tentado a dar razão ao "pai" Alberto...

Alguma comunicação social da Madeira parece andar de cabeça perdida... Alguém acredita que a reportagem de uma estação televisiva, sobre o Rali Vinho Madeira, no dia de abertura da Prova, abriu criticando a Organização, por ter convidado duas equipas femininas para conduzir os carros 0 e 00, com única justificação de que eram Mulheres? Depois lá tentaram disfarçar dizendo que tinham pouca experiência, etc esquecendo-se que ambas já tinham entrado várias vezes como pilotos e co-pilotos em várias provas regionais e nacionais, participam regularmente em provas de pista e que tinham desempenhado exactamente a mesma função no ano passado, sem qualquer problema?
Mas também, se não fosse assim ninguém se lembrava de quem tinha feito essa reportagem... Aconselho a todos, os que gostam de Ralis (e os que não gostam ...) a ver a reportagem feita pelo EuroSport, um exemplo de profissionalismo e de qualidade, sem polémicas, destacando a competição, a beleza das nossas estradas, o bom comportamento do público, etc...

Para quem critica o subsídio dado ao Rali pelo Governo Regional, talvez baste ver aqueles 30 minutos de reportagem, que passaram ( e vão ser repetidos mais duas ou três vezes) em horário nobre no Eurosport para mudar de opinião...
Mas isso são contas de outro Rosário, e eu sou suspeito porque há muitos anos que acompanho por dentro o Rali Vinho Madeira...

Mas, como nem só de Rali vivemos nós, ontem de manhã, os noticiários de uma Rádio, abriram com a notícia de "mais um incumprimento de uma Lei da República por parte do Governo Regional"!
E em seguida, desenvolviam dizendo que o Governo Regional se recusou a aplicar a lei das Carreiras da Função Pública, que reduz drásticamente o número das carreiras existentes.
Pronto,pensei eu, o AJJ tinha "atacado" outra vez e voltava a desafiar tudo e todos, naquela política estéril que a nada conduz...E lá íamos nós, os "desditosos" filhos desta terra pagar outra vez as "favas" de uma guerra inútil..

Um pouco mais tarde veio a surpresa, por esclarecimento da própria Assembleia da República (entidade insuspeita, neste caso): A lei nem sequer ainda tinha sido aprovada!
O Governo Regional, limitou-se a responder de forma negativa, a um pedido de parecer que tinha sido solicitado, no âmbito das suas competências, porque entende (e neste caso, bem!) que existem carreiras específicas da Região que têm que ser devidamente acauteladas... Aliás, contra esta fusão das carreiras, já se manifestaram quase todos os partidos da oposição e o sindicato da Função pública...
Qual será então o interesse em dar este tipo de notícias? Provocar o confronto? Irritar o Governo Regional? Agradar ao Poder Central?

Ou será pura e simplesmente incompetência???


Tiber