sexta-feira, abril 06, 2007

Portugal, um país estranho...

Eu não entendo este país... e muito menos as suas gentes... em primeiro lugar, elegem como o "Maior Português de sempre" um ditador, que nunca ganhou uma eleição de forma livre e democrática enquanto foi vivo... Mas, não contentes com isso, há uns quantos que reunidos num Partido que nem sei o nome ao certo, publicaram em Lisboa (claro que só poderia ser lá...) um cartaz com todas as intenções xenófobas e dando a entender que os estrangeiros estão a mais aqui... esquecendo-se de que também nós somos ainda um povo de emigrantes... Os portugueses nunca foram assim... A xenofobia nunca fez parte da nossa maneira de ser! Porquê agora?

Mas quando alguém reclamou, o tribunal analisou a questão e chegou à conclusão que afinal o cartaz era inocente e sem maldade nenhuma... Ficou toda a gente de boca aberta... então não é que aquilo que aos olhos de todos era uma coisa, afinal era outra?
Como diria meu avô, "Benza-te Deus que ninguém os entende!".

E quando se pensa que já tinha acontecido de tudo, eis que um grupo humorista, que não abdica de intervir politicamente, faz publicar um cartaz satirizando o outro, (o tal que afinal parecia xenófobo e não era).

E não é que alguém mandou retirar este cartaz porque "não estava autorizado"...
Nesta sexta feira santa, ao ver tudo isto, lembro-me de umas palavras ditas há mais de 2000 anos, mas que hoje, aqui e agora, nesta "espécie de país" à beira mar plantado não podiam ser mais actuais
"Perdoai-lhes Senhor, porque não sabem o que fazem!"

1 comentário:

Ana Loura disse...

Olá, ora cá estou eu a dar uma voltinha nas tuas escritas
Claro que eu fiquei indignada, mas Nuno, não fomos muitos a ficarmos senão aquela provocação tinha ido parar aos quintos dos infernos. Mas somos um Povo de brandos costumes, eu sei, e estamos a "deixar" que paulatinamenta a direita ganhe terreno. Quanto ao cartaz dos gatos achei-o uma obra prima de humor e mais uma vez fomos de brandos costumes e não defendemos o direito à expressão crítica dos nossos artistas. É certo que as posturas municipais são leis democráticas, mas que diabo...tão céleres são as entidades em fazerem cumprir as leis que lhes convém...

Sabes? Não me sinto nadinha confortável com os pézinhos de lã desses senhores e com a apatia dos "outros"

Jinhos