sexta-feira, outubro 06, 2006

Centralismos....

Se há coisa que eu detesto, o centralismo é uma delas...
Não confundo com centralização, que até pode ser uma boa solução em determinados casos...
Mas não me falem em centralismo "ideológico"!.. Não me falem em centralismo "de conhecimentos"!... Não me falem de nada que restrinja a capacidade de pensamento, de raciocínio...Não sou capaz de entender essas situações...Não consigo perceber que alguém seja capaz de se julgar melhor que outro só porque vive na Capital...

Os mais recentes Governos deste País, têm, independentemente da cor política, optado e fomentado um centralismo crescente, muitas vezes desperdiçando recursos técnicos e humanos, tudo subordinando a interesses instalados e à macrocefalia lisboeta...
Parece-me que um dos males deste país é a tentativa de centralização da "inteligência" e de um esvaziamento "cultural e científico" do resto do país, vergado ainda á ideia Salazarista de que "o País é Lisboa e o resto é paisagem"... O trabalho intelectual e científico, hoje em dia não tem fronteiras, tanto pode ser feito em Lisboa, como em Freixo-de-Espada-à-Cinta na Madeira ou nos Açores, basta que sejam dadas as condições e a igualdade de oportunidades...

Salvo os cinco ou seis anos que passei em Lisboa, enquanto estudava, sempre vivi na Madeira, e não considero que isso me tenha retirado capacidade ou tenha diminuido as minhas aptidões profissionais... Por isso, irrita-me solenemente quando me tratam com "desprezo intelectual" só porque optei (sim, foi opção ...) por viver aqui...
Nós ilhéus, não somos mais nem menos que os outros... não somos um "povo superior" como alguém anda a tentar vender, mas não somos também nenhuns "coitadinhos e pobres de espírito"...
Não suporto a arrogância com que alguns nos tratam...


Tiber

9 comentários:

Cristina disse...

Hoje passo aqui com pressa para te desejar um bom fim de semana :)
beijinhus

Anónimo disse...

Pois amigo,

Têm a mania que tudo o que se faz de bom tem de vir de Lisboa. Ignorantes.

Será que não têm percepção que se escolherem uns poisos mais calmos e serenos conseguem pensar melhor ?? Sim , pensar é o que vai escasseando por aquelas zonas de Lisboa.

Um abraço

Sputnik disse...

por ter estado no Algarve durante 4 anos a estudar senti na pele essa arrogância, ora era o sotaque madeirense que não se entendia nada, outras vezes eu era uma reprimida que tinha tido a sorte de vir para o continente e falar livremente. E depois havia aquelas pessoas que me perguntavam se eu gastava muito dinheiro ao telm, por causa do roaming. Acho muita piada quando me perguntam porque deixar o Algarve e vir para a Madeira estagiar, parece que a minha decisão é completamente estapafúrdia e que vou para o medio oriente.No entanto neste momento estou a trabalhar numa empresa onde posso demonstar as minhas capacidades e que a minha opinião é importante, e não estou a fazer trabalho de office boy numa grande empresa da capital.
Atenção que eu até estou a falar do sul do país que é uma zona que só "existe" no verão, sinceramente acho que deveriam pensar melhor e se informar antes de abrirem a boca. Tenho muito orgulho de pertencer a esta linda ilha, e enquanto puder vou continuar a prmovê-la e a demonstrar aos continentais que não somos só um jardim plantado no atlãntico (www.ajmfaro.com). Muitos beijos

Anónimo disse...

A minha mãe nasceu no Funchal.

Sei que tenho por lá um primo em segundo grau, mas nem o conheço nem ao arquipélago.

talvez um dia destes.

Abraços

Cristina disse...

Olá tiber
Passei para te desejar um bom fim de semana,
beijinhu meu
:)

Cristina disse...

Olá,
Hoje venho aqui fazer-te um convite especial. Criei um blogue para todos participarem, basta mandar-me uma foto do teu automóvel, e irei criar um "chain" dos pópós de todos os amigos. Vou fazer conta contigo!
beijinhu
:)

pestinhavirtual disse...

Ola Tiber abracao deste Canada!
Ja algumas luas que aqui nao passava... mas como aprecio o teu blog por ser tao variado em temas nao podia deixar de aqui passar.
Quero que saibas que apesar de estarmos aqui tao longe, acompanhamos bem de perto a evolucao desse jardim assim como em todas as ilhas, gracas ha RTP e claro !
Quem nos dera aqui a nos ter so esse clima , assim como paisagem etc.etc.
Acho que deve ser um orgulho para todo madeirence ou descendente poder chamar ha sua terra Madeira !!

Cristina disse...

Bom dia de S. Martinho
kisses
:)

ana disse...

there's something for you in my blog :)