segunda-feira, dezembro 19, 2005

As missas do Parto

Virgem do Parto, Oh! Maria
Senhora da Conceição
Dai-nos as Festas Felizes
Na Paz e na Salvação


Esta quadra, é uma das que é cantada na abertura e no encerramento das Missas do parto, uma das mais curiosas tradições do Natal da Madeira.
Independentemente do significado religioso que qualquer missa tem, as Missas do Parto têm um outro significado, de carácter mais pagão e até de certa forma lúdico, pelo que encerram de convivio e de alegria.
As chamadas Missas do Parto, destinam-se a comemorar os nove meses de gravidez da Virgem Maria, começam por isso mesmo nove dias antes do natal e culminam com a Missa do Galo, destinada a celebrar o Nascimento de Jesus, na Noite de Natal.
São celebradas cedo pela manhã, cerca das seis horas, para não perturbarem a labuta diária do povo trabalhador, em especial nas zonas rurais, onde o dia de trabalho começa bem cedo...
Mas as minhas recordações vão bem para além da celebração liturgica... lembro-me em especial, do cacau quente bebido logo após a missa, dos cortejos de amigos que à saida da igreja se divertiam a bater em todas as portas, acordando todos os que a essa hora ainda dormiam...
E essa barulheira das campainhas das portas e dos cães a ladrar era por todos bem aceite, com um sorriso, parece que até estavam à espera desse acordar para dar inicio às festas, e muitas vezes diziam com ar meio a brincar: "Ah, agora já lembra o Natal!".

São as missas do Parto em conjunto com a "morte do porco", a cozedura das broas, dos bolos de mel, as "luzinhas" das ruas, o cheiro e o sabor adocicado dos licores, o construir da "lapinha" e do "pinheiro", o "deitar da carne de vinho e alhos" que na realidade lembram o Natal neste Portugal plantado no Atlântico.

A todos os que por aqui passarem, um Santo Natal, ou, como aqui se diz, que tenham umas Boas Festas na Paz do Senhor!

2 comentários:

Cristina disse...

Obrigada por teres feito parte do MEU MUNDO.
os meus votos sinceros de um Feliz Natal para ti e para
os que te são mais queridos.

Beijinhu gande
:)

A .Carlos disse...

Caro Amigo,
Só uma visitinha rápida, para te desejar que a serenidade e os afectos do Natal,se perpetuem durante todo o ano de 2006.
São os meus votos para Ti, e para todos aqueles, que te acompanham todos os dias do Ano.
FELIZ NATAL
Abraçoss
:)