quinta-feira, agosto 16, 2007

A Festa do Monte

Freguesia de Nossa Senhora do Monte
"A origem desta paróquia vem da fazenda povoada que ali tinha Adão Gonçalves Ferreira, o primeiro homem que nasceu nesta ilha e que era filho de Gonçalo Aires Ferreira (V. pag. 21), o mais distinto companheiro de Zargo na descoberta do arquipélago. Como geralmente acontecia, era uma pequena capela o centro em torno do qual se agrupavam os primeiros povoadores, tendo Adão Ferreira levantado ali pelos anos de 1470 uma modesta ermida, que parece ter tido o nome primitivo de Nossa Senhora da Incarnação, passando depois a chamar-se Nossa Senhora do Monte, devido certamente ás condições orograficas do local, que bem justificavam a nova e apropriada denominação. Outros afirmam que a milagrosa aparição da imagem da Santissima Virgem, que logo começaram a chamar Nossa Senhora do Monte, é que deu origem a que a capela tomasse este nome, que se transmitiu ao sítio e mais tarde a toda a paróquia.
A lenda dessa aparição miraculosa vem narrada, nos seguintes termos, no verso das gravuras que representam a pequenina e veneranda imagem: «Ha mais de 300 anos, no Terreiro da Luta, cerca de 1 quilómetro acima da igreja de N.ª S.ª do Monte, uma Menina, de tarde, brincou com certa pastorinha, e deu-lhe merenda. Esta cheia de jubilo, refere o facto á sua família, que lhe dão deu credito, por lhe parecer impossivel que naquela mata erma e tão arredada da povoação aparecesse uma Menina. Na tarde seguinte reiterou-se o facto e a pastorinha o recontou. No dia imediato, á hora indicada pela pastorinha, o pai desta, ocultamente, foi observar a scena, e viu sôbre uma pedra uma pequena Imagern de Maria Santissima, e á frente desta a inocente pastorinha, que a seu pai inopinadamente aparecido, afirmava ser aquela Imagem a Menina de quem lhe falava. O pastor, admirado, não ousou tocar a imagem, e participou o facto á autoridade que mandou coloca-la na capela da Incarnação, próxima da actual igreja de «N.ª S.ª do Monte», nome que desde então foi dado aquela veneranda Imagem.»"

Fonte: Elucidário Madeirense

O Elucidário Madeirense, foi uma obra criada para comemorar os 500 anos da Descoberta da Madeira, e é uma fonte quase inesgotável sobre a História da Madeira, do seu povo, seus costumes e tradições, e claro está sobre as várias lendas que a cultura popular teima em não apagar da memória...

A Nossa Senhora do Monte é a padroeira da Madeira, o seu dia celebra-se a 15 de Agosto, a lista dos seus milagres em benefício da população local, é imensa; o Monte, está para a Madeira, talvez como Fátima para o País!
Ainda sobre a Nossa Senhora do Monte, não resisto a contar a história, do seu primeiro milagre conhecido e cuja origem remonta aos tempos da descoberta:

" Nos primeiros tempos da colonização da ilha da Madeira, havia uma ribeira de água límpida e abundante rodeada de terras férteis que encantou os portugueses que lá chegaram. Mas um dia um senhor poderoso resolveu ter aquela água só para si e canalizou a fonte para as suas terras. A população desesperada, porque aquela água era imprescindível à sua sobrevivência, resolveu fazer uma procissão à Senhora do Monte, implorando para que a água voltasse a brotar naquela fonte. O milagre aconteceu e a água encheu de novo a fonte, mas em quantidade menor do que no início. O povo utilizou então em seu benefício a ideia do desvio da água e, construindo regos ou cales, levaram a água mais longe, tornando férteis muitos campos e quintas. A ribeira ficou a ser conhecida como a ribeira de Cales e o milagre da Senhora do Monte ficou para sempre na memória popular."

A Fonte ainda hoje existe, no Largo do Monte, cujo verdadeiro nome é "Largo da Fonte", e reza a crença popular que quando dela deixar de brotar água limpa e cristalina, a Madeira desaparecerá nas águas do Oceano...

É neste largo, no largo da Fonte, que se realiza o maior arraial da Madeira, a "Festa do Monte" que tem o seu ponto alto na noite de 14 para 15 de Agosto, com as Romagens e as Peregrinações, e termina no dia 15 com a Procissão; a missa solene, este ano é aguardada com alguma curiosidade, pois será celebrada, pelo novo Bispo da Diocese, D. António Carrilho.

Na Igreja do Monte, encontra-se ainda a sepultura provisória do imperador da Austria, Carlos, que faleceu nesta freguesia a 1 de Abril de 1922, e que constitui uma atracção e um ponto de visita obrigatório de muitos Turistas que nos visitam.
Também é da sua vizinhança, junto à escadaria que partem os Carreiros, e os célebres "Carros de Cestos" numa viagem sempre em grande velocidade até ás imediações da cidade.
Em tempos, existiu um Comboio de Cremalheira que fazia o percurso entre o centro do Funchal e monte, mas hoje em dia apenas restam algumas fotografias e um edifício degradado do que foi a primeira 8e única) estação terminal de comboio da Cidade do Funchal.

O Monte, é pois um dos lugares mais bonitos e emblemáticos deste "calhau", pena é que muitas vezes seja desprezado e esquecido principalmente por quem devia ter como supremo interesse o acautelar aquilo que na realidade constitui o nosso verdadeiro património e reflecte o sentir e o pulsar de um povo... esquecer as nossas tradições, "afogar" na modernidade as nossas raízes, desprezar a memória colectiva de uma sociedade é o primeiro passo para o sua desagregação...

Ainda vamos a tempo... Haja vontade...

3 comentários:

Guidinha Pinto disse...

Muito bonito este seu sítio. Gostei de ler a sua história. E os seus comentários ao sítio, também. Embora no Atlântico, a "massa" humana é a mesma.
Abraço.

Margarida disse...

Olá
cheguei e com tempo irei mostrar sim o que guardei e gostei.
Gostei da história da sua terra, gosto destas histórias e lendas da nossa terra.
beijo da avó guida

Jorge Ortolá disse...

Passei para deixar um abraço.

Jorge Ortolá